Por Vanessa Belmonte
“Se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês..." João 15:7
"O que significa ter as palavras de Jesus permanecendo, isto é, vivendo ou habitando em nós? Significa, pelo menos, que podemos nos lembrar delas. Porém, mais do que isso, significa que estão ‘cativando nossa mente e coração, multiplicando-se e espalhando-se como fermento dentro de nós, dominando cada vez mais nosso coração.’ É difícil ver como isso pode ser feito tão completamente quanto Jesus pretende, sem considerar a leitura atenta da Bíblia e a meditação, com a disciplina da memorização."
— Andrew Davis
Este é o nosso desafio: treinar nossa memória para que ela se lembre das verdades contidas nas Escrituras Sagradas, a partir da memorização, e que essas verdades cativem nossa mente e coração, forjando hábitos de pessoas que amam a Deus e caminham com Ele.
Por que memorizar a Bíblia?
Meditar e memorizar os textos bíblicos é uma riqueza incrível. Dallas Willard fala o seguinte: "Memorizo a Escritura e medito nela a fim de que a ordem do Reino de Deus torne-se a ordem e o poder de minha mente e de minha vida".
Isso significa que nós precisamos que a Palavra reorganize a forma que pensamos e enxergamos a realidade. Isso só vai acontecer se a Palavra de Deus habitar em nós — e isso envolve você apreender a Palavra, deixá-la morar dentro de você, no seu coração. Memorizar os textos bíblicos faz parte disso, especialmente os que mais falam com você, ensinam, confrontam e encorajam a viver.
Você quer que as Palavras de Jesus permaneçam em você? Leve a sério a meditação atenta nas Escrituras e a sua memorização.
Vanessa Belmonte é professora, worker do L’Abri Brasil, coordenadora dos cursos online da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2). Autora do livro "O Lugar da Espera na Vida Cristã". É casada com Glaucio e faz parte da Igreja Esperança em Belo Horizonte, MG.
_________________________________________________________________________________